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Transporte Coletivo>> TransManaus desafia população e ainda quer colocar ônibus de 1995

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 | 7.1.09 WIB Last Updated 2009-04-22T01:10:24Z
Um Marcopolo Torino 2003, da antiga Viação Urbana Santo André.
Outro Marcopolo Torino 2003, da antiga Cidade Manaus, que já está com nova pintura.
Outro Marcopolo Torino 2003, da antiga Cidade Manaus em SP.
Um ônibus Marcopolo Torino Articulado, que está sendo padronizado para operar na E.A.O.S.A, este ônibus já está na Grande São Paulo.
Esse ônibus acima é um Maxibus, não temos certeza se o motor é Mercerdes ou VW.
Fotos:
De: Jerry Araújo. E-Mail: jerrymao_nxsp@limao.com.br
A reportagem do jornal Diário do Amazonas flagou ontem (06), num terreno que fica localizado no 'Remanso do Boto', bairro do Puraquequara, zona leste de Manaus, cerca de 400 ônibus que pertencem ao empresário Baltazar José de Souza, dono das extintas empresas Cidade Manaus, Soltur, Viman e Urbana. Segundo moradores da área, só neste inicio do mês, cerca de 80 ônibus de já foram retirados do local.

No local há ônibus dos modelos Caio Alpha, motor Mercedes Benz de 1996, Caio Vitória, motor Mecerdes Benz de 1995, com as pinturas das antigas empresas Cidade Manaus, Soltur e Viman; Marcopolo Torino 2000 e 2001, motor VolksBus 16-210 e Maxibus, motor VolksBus 16-210 de 2000 e 2001, estes pintados de branco com as numerações em 103 (Filial 03) e Maxibus, motor Mercedes Benz de 1999, na qual, estes estão pintados de azul claro com o logotipo da Prefeitura de Manaus com as numerações em 109 (Filial 09). A maioria dos ônibus, mais de 250, eram dos modelos Maxibus, motor VW de 00/01.

O Manaus em Notícia obteve fotos de ônibus articulados, do modelo Torino 2003, chassi Mercerdes Benz, das antigas empresas, que já estão sendo reformados em Santo André, região da Grande São Paulo. Esses ônibus vão circular nas ruas da cidade, com pinturas novas, adaptados ao transporte local, e rodando com o nome das empresas Viação Barão de Mauá, Viação Januária e E.A.O.S.A.

As empresas de ônibus Viação Barão de Mauá, Januária e E.A.O.S.A pertencem desde 1984 ao empresário Baltazar José de Sousa, propeitário de outras empresas na região do ABC Paulista, São Paulo e vários estados brasileiros. As três empresas somam cerca de 350 ônibus. A E.A.O.S.A foi fundada em 1931, a Barão em 1966 e a Januária em 1972, fundadas por diferentes proprietários. São três pátios em Mauá, na Grande são Paulo. Nesta quinta-feira, dia 11 de Dezembro, o conglomerado de empresas nos abriu as portas

Vale frisar que em Manaus, há centenas de ônibus modelos Caio Alpha e Caio Vitória de 1995/1997 da empresa Transamazônia (Filial 04) e Marcopolo Torino GV de 1997/1998 que pertencem a empresa Transportes São José (Filial 07), enquanto estes, mais novos, já estão sendo levados à São Paulo.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Públicos do Amazonas (SINETRAM), Acyr Gugacz, disse que estes veículos estão sendo reformados pelo Baltazar, que em seguida iriam ao sudeste para serem vendidos ou transformados em coletivos e escolares.

Acyr disse também que deste o dia 1 de Janeiro, a TransManaus retirou de circulação, cerca de 300 ônibus que integram a frota, tudo para pressionar o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes a reajustar o valor da passagem de R$: 2,00 para R$: 2,50. Na cidade de São Paulo, a frota de ônibus coletivo é de aproximadamente 11 mil ônibus e a tarifa custa R$: 2,50.

Em contradição

Segundo funcionários da Viação Amazon Líder, estes ônbus estão sendo reformado para que sejam colocado de volta às ruas da cidade a partir de Março. Baltazar participou da licitação para escolha do consórcio de transportes de Manaus, na qual venceu a TransManaus. Ele estava no mesmo consórcio, com um novo nome de Auto Viação Santo André, na qual mudou-se o nome para Viação Ponta Negra (Filial 03). Alguns ônibus modelo Maxibus de 1999, que pertenciam à Soltur, estão circulando nas linhas 005 (Circular/T2) da Viação Líder, também pertencente ao empresário, segundo funcionários.

Se fossem bem cuidados...

Se esses veículos tivessem cuidados por parte das empresas e de alguns passageiros, poderiam suprir a falta de ônibus na cidade de Manaus. Acabariam as esperas para entrar numa condução, como a antiga Viação Parintins tratava nos ônibus da empresa, principalmente nos ônibus Marcopolo GV, motor Mercedes Benz de 1998.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
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