-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Educação>> Projeto Curupira firma parceria com diversas instituições no Estado

sábado, 18 de abril de 2009 | 18.4.09 WIB Last Updated 2009-04-22T00:41:30Z
Em uma mesa redonda, diretores e educadores traçam estratégias para acabar com as barreiras sobre as necessidades especiais nas escolas.
Fonte: Ass. de Comunicação do IFAM
No último dia 01 de abril de 2009, o Projeto Curupira recebeu a visita de representantes da União dos Deficientes Visuais de Manaus (UDEVIMA), onde marcaram presença o Sr. Neyrimar Surukawa; vice presidente da Associação, a Sra. Silvia da Costa, Tesoureira; o Sr. Romilson dos Santos, Coordenador de Comunicação e o Sr. Jhon Robert Sampaio, Coordenador de Trabalho e Renda, compareceram para concretizar a parceria que visa a realização de Cursos para Capacitação para Pessoas com Deficiência Visual.

Na oportunidade, ficou concretizado duas ações: O Curso de Informática para deficientes Visuais, com previsão de início para 11 de maio de 2009; e para o 2º Semestre, com início previsto para julho, o Curso de Pré Vestibular (PRÉ VEST ESPECIAL), cujo objetivo é preparar os alunos para concorrer a vagas em Instituições de Ensino Superior de Manaus.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião de trabalho em que ficou acertado o oferecimento de um Curso de Música para pessoas com deficiência, com previsão de início para agosto de 2009. O convênio foi firmado entre Rosemara Staub Coordenadora do Curso de artes plástica e música da Ufam, Ricardo Meira Lins professor de produção de áudio no Ifam e Dalmir Pacheco Coordenador do Projeto Curupira.

Assim, o Projeto Curupira almeja alcançar mais uma de suas metas que é oferecer atividades complementares na área de cultura e lazer.

>>Necessidades educacionais discutidas em mesa redonda no IFAM

Vivemos na era da informação, em um mundo onde as tecnologias, lideradas pela Informática, assumem um papel fundamental e impositivo na vida das sociedades. O setor educacional, que vive nessa nova cultura, não está alheio a esse contexto. A Educação Especial confirma que os recursos tecnológicos vêm desempenhando uma função estratégica na inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais para além do ambiente escolar, potencializando, assim, as ações na sua vida diária.

Quais os impactos produzidos pela informatização dos processos educacionais de PNEEs? Quais as tecnologias e as ferramentas específicas para auxílio aos PNEEs no contexto educacional? Qual o papel dessas tecnologias na vida das pessoas com deficiência? Essas e outras questões fazem parte do tema central da mesa-redonda Educação, Tecnologia e Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, cujo objetivo principal é incentivar a utilização de suportes tecnológicos centrados na educação de pessoas com deficiência.

O evento, promovido pelo Projeto Curupira do IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, antigo CEFET) será realizado no dia 29 de abril, das 14h às 18h, no auditório do CDI (Centro de Documentação e Informação) e contará também, além da discussão de questões referentes ao tema, com a apresentação de inovações tecnológicas e suas metodologias.

A mesa será composta por professores especiais (deficientes visuais), com experiência em sala de aula na rede pública do Município e do Estado, entre eles, Renato Brandão (Especialista em Informática Aplicada e Mestre em Ciência na Educação), Paulo Sérgio Ferreira (Especialista em Educação Especial), Cátia de Lemos (Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação), Francisco Elvislânio Pereira (Geografia/UFAM, Graduando em Licenciatura de Informática/UEA e professor em Educação Especial do Estado e do Município) e o Dr. Neyrimar Furukawa Barreto (Bacharel em Direito).

>>Inscrições

Até o dia 28/04 das 8h às 21h.

Inscrições: Na sala do Projeto Curupira, Unidade Sede do IFAM – Av. Sete de setembro, 1975; OU pelo telefone (92) 3621-6736 ou ainda por e-mail: curupira@cefetam.edu.br

>>Público-alvo

Educadores, profissionais de áreas afins e pessoas com necessidades especiais.

>>Investimento

R$ 10,00.

*Vagas limitadas.


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update